quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Divisão do Estado do Mato Grosso

MATO GROSSO DO SUL
Sigla: MS
Habitante: Sul-matogrossense
Bandeira do Estado do Mato Grosso do Sul
Região Centro-Oeste
 Mato Grosso do Sul está situado na Região Centro-Oeste do país. Possui solo fértil e o maior rebanho do Brasil, tendo superado Minas Gerais em número de cabeças. Até 1990, a economia do estado se concentrou basicamente na agropecuária. A partir daí, o estado entrou em processo de industrialização, atraindo inúmeras indústrias de transformação - como as de ração, carne e soja -, pelos benefícios dos incentivos fiscais do governo.

Embora tenha havido forte declínio na produção de algodão, arroz, trigo e soja, o Mato Grosso do Sul é o estado de maior crescimento econômico da Região Centro-Oeste.

Tem baixa taxas de densidade demográfica, com menos de 6 habitantes por km2. Cinqüenta e quatro por cento da população de Mato Grosso do Sul concentram-se em seis principais cidades: Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porá e Aquidauana.

O estado recebe milhares de turistas, todos os anos, que seguem principalmente para as regiões do Planalto da Bodoquena, Pantanal e Campo Grande.
Fatos Históricos
Mato Grosso foi dividido em dois estados em 1977, com a criação de Mato Grosso do Sul. O governo acreditava ser essa a melhor forma de administrar e desenvolver uma região tão extensa, diferenciada e estratégica.

A região centro-sul de Mato Grosso, com agricultura mais intensiva e um número maior de propriedades, já atraía muitos migrantes do Sul e do Sudeste, desde o final do século XIX. Esse movimento se fortaleceu no século XX, criando sólidos laços políticos com os estados vizinhos. O entrosamento ficou demonstrado com a participação do sul do estado na Revolução de 1924, nas Revoltas Tenentistas e na Revolução Constitucionalista de 1932.

Nenhum comentário:

Postar um comentário